top of page

EQUIPE DO IFMG

Emanuela Dias

IFMG

Emanuela Vitória Gonçalves Dias, ou simplesmente Manu, cursa Edificações no IFMG e música no CEFART. Gosta de rir bastante e de fazer coisas que sejam, pra dizer o mínimo, aleatórias. Mas isso não significa que ela não tenha momentos de lucidez. Ela gosta de escrever histórias, de cantar e tocar seu violão, de fazer desenhos de qualidade duvidosa, de "tentar" cozinhar, de treinar canções em sua viola de arco e de cuidar da sua hortinha.
Ela toma banho de chuva às vezes e aproveita para refletir sobre a vida. Gosta de observar o sol e tenta aproveitar a vida ao máximo.
Mas não a interprete como se fosse uma poesia, porque as pessoas são bem mais simples e complicadas do que isso.

Francisco Almeida

IFMG

Natural de Belo Horizonte, é graduando no curso de Arquitetura e Urbanismo do IFMG – Campus Santa Luzia – e amante da história e da arte. Atualmente é bolsista do projeto “Formação de agentes culturais com foco no conhecimento básico sobre o Centro Histórico, a Comunidade Quilombola de Pinhões e as edificações tombadas em Santa Luzia – MG” (2020 – atual) e voluntário do Projeto França – Brasil (2021 – atual). Já integrou a equipe do projeto “A cidade vista por baixo – Experiências urbanas da população em situação de rua” (2019 – 2020) como bolsista.

Acesse aqui meu currículo Lattes.

Juana Antunes

IFMG

Nasceu em Janaúba, no norte de Minas Gerais, e atualmente mora em Santa Luzia, onde cursa Arquitetura e Urbanismo no IFMG. Além disso, é artista, pintora e bordadeira apaixonada por todo tipo de arte manual. É integrante do projeto de pesquisa Formação de Agentes Culturais do IFMG campus Santa Luzia, o qual atua como estudante voluntária.

Acesse aqui meu currículo Lattes.

Júnia Lima

IFMG

Formada em Estatística pela UFMG.

Especialista em Estatística pela UCAM-prominas.

Acesse aqui meu currículo Lattes.

Neilson José da Silva

IFMG

Sou Neilson José da Silva, nasci  e moro em Contagem - MG. Comecei a trabalhar no serviço braçal aos onze anos de idade. No final da década de 70, minha família foi assentada em um pequeno lote de terras, através de um Programa de Reforma Urbana, no Bairro Retiro, na Região de Nova Contagem. Sempre estudei em Escolas Públicas, sendo o primeiro de toda a linhagem familiar a cursar a universidade. Fiz minha graduação na Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ, e pós graduação na UFMG onde tive a oportunidade de estudar um pouco sobre ética e filosofia clássica alemã. Gosto muito de cidades históricas, de congado e de estar em contato com a cultura dos povos tradicionais das comunidades quilombolas.  Trabalho como Professor no IFMG Campus Santa Luzia, leciono atualmente nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Edificações e Segurança do Trabalho. No IFMG, participo do Projeto Formação de Agentes Culturais, do Observatório da Diversidade, vinculado ao Laboratório Integrado de Tecnologia Social LITS.

Acesse aqui meu currículo Lattes.

Núria Manresa

IFMG

Natural de Belo Horizonte, é mãe, arquiteta, jardineira e professora. Trabalha em projetos que envolvem educação, jardinagem e produção do espaço. Co-fundadora da Brotos Oficina, onde experimentou em escolas processos relacionados a produção do espaço pela comunidade escolar e na oficina processos relacionados ao ciclo de produção e descarte de coisas e alimentos. Integra o grupo de estudos em Pedagogia sócio-espacial. Foi por 6 anos arte-educadora nos projetos Caput e Desembola na Ideia, que combinavam atenção psicossocial e arte junto a adolescentes em vulnerabilidade social e psíquica. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo na UFMG e fez parte dos estudos na Universidad Nacional del Litoral com bolsa do programa de intercâmbio Espacio Académico Común Ampliado Latinoamericano. É pós-graduanda em Reabilitação Ambiental e Sustentável Arquitetônica e Urbanística pela UNB. Atualmente está professora substituta no IFMG Santa Luzia lecionando nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Paisagismo e Design de Interiores.

Acesse aqui meu currículo Lattes.

Raquel Manna Julião

IFMG

Arquiteta, professora e pesquisadora. Trabalho voltado para a relação entre arquitetura e a vida no seu sentido mais amplo, com ênfase nas questões socioambientais.

Acesse aqui meu currículo Lattes.

PARCEIROS

Adalberto Andrade Mateus

COMPAC e Associação Cultural

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo (2008) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, e graduando em Arquivologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Técnico de Gestão, Proteção e Restauro do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG), onde desenvolve atividades de assessoria ao gabinete da Presidência (2008-2015), assessoria técnica ao Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (2008 – atual), organização e coordenação da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural (2009-2015), apresentador do quadro semanal “IEPHA: Memória Viva de Minas”, na Rádio Inconfidência (2012 - atual). Membro do Núcleo Executivo para elaboração do Plano Municipal de Cultura de Santa Luzia e da Comissão de Representação para o Fórum Técnico do Plano Estadual de Cultura de Minas Gerais. Em sua cidade, Santa Luzia, é músico e atual vice-presidente da Banda de Música Benício Moreira e atual presidente da Associação Cultural Comunitária de Santa Luzia (2016-2022). É autor de textos sobre o patrimônio cultural do Estado de Minas Gerais e bens culturais de sua cidade.

Ana Carolina Mascarenhas

IFMG

Meu nome é Ana Carolina Resende Mascarenhas, possuo graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Santa Luzia, sendo esta finalizada em março de 2020. Tive a oportunidade de fazer estágio na Prefeitura Municipal de Santa Luzia, no CEDEPLAR - UFMG e no escritório de Arquitetura Leo Fogli.

Acesse aqui meu currículo Lattes.

Andreia Azevedo Crivaro Moreira

EQTA

Trabalho com Gestão de Projetos para o EQTA, Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais N'golo, Coordenação de Mulheres Quilombolas MG Mariana Crioula, Aquilombô engajamento social, há 5 anos entrei para o movimento a fim de conhecer mais sobre minha comunidade, sou formada em Gestão Pública.

Karla Maximiliam Gomes

IFMG

Mineira de Belo Horizonte. Formada em Magistério, na E.E. Cândido Portinari, graduada em Design de interiores no IFMG - Campus Santa Luzia e no momento atual, cursando licenciatura em Artes Visuais na faculdade Pitágoras.
Trabalho na Secretaria Estadual de Educação de MG. Tendo feito parte da DMTE/SEE (Diretoria de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais, sendo parte da equipe da Educação Escolar Quilombola). Atualmente estou lotada na Diretoria de Patrimônio e Arquivo, DPAR/SEE.
Parceira do Projeto de Pesquisa de Agentes Culturais do IFMG/ Campus Santa Luzia - MG.

Marco Aurélio

COMPAC

Graduado em História no Centro Universitário de Belo Horizonte, Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Complutense de Madrid, Especialista em Gestão do Patrimônio Cultural pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), formação em cursos de Patrimônio Imaterial pela Unesco no Brasil-Comuna S.A. e Pós-Graduação em Gestión y Políticas Culturales pela Universitat de Girona (UdG). Funcionário público municipal ocupando ininterruptamente mais de 20 anos. Foi Diretor do Museu Histórico Aurélio Dolabella, que possui acervo de mais de três mil peças, instalado num casarão do Século XVIII. Curador de todas as igrejas com tombamento, tais edificações remetem aos séculos XVIII, XIX. Responsabilizo-me ainda, por laudos de estado de conservação, elaboração de levantamentos e históricos diversos do município, referentes a bens materiais e imateriais, acompanhamento em vistorias técnicas, monitoramento do patrimônio histórico e cultural quanto às intervenções e/ou alterações realizadas. Participo, também, dos relatórios elaborados para encaminhamento ao IEPHA/MG, no cumprimento da Deliberação estabelecida pelo referido órgão, para pontuação do ICMS – Cultural do município. Membro da Associação Cultural Comunitária de Santa Luzia, entidade responsável pela preservação dos valores culturais da cidade, expressos em sua arquitetura, sua memória histórica e cultural. Zelador da Capela de Nosso Senhor do Bonfim. Conselheiro da Irmandade de São João de Deus - Fundada em 1808.

Marilene Santos

Associação Art 22 e Comunidade Kolping São Benedito

Dançarina, professora e coreógrafa , afro ,capoeira Angola, quilombola, educadora popular, gestora cultural e pedagoga. Atua há mais de 30 anos como arte educadora e militante nas bases com crianças e jovens. Faz parte do ponto de cultura ART 22, Comunidade kolping, Presença Feminina , atua em diversos projetos ação Griô, pontinhos de cultura, povos do espinhaço. Recebeu o prêmio Tuxaua para fortalecer comunidades quilombolas rurais e urbanas. Como artística esteve na Argentina, Colômbia, Malásia ,Índia e EUA.

Reinaldo Trindade Proença

IFMG

Sou Técnico em Assuntos Educacionais em Santa Luzia, casado com Fernanda e pai de dois filhos, Cauã e Davi.  Fui servidor na UFMG, onde iniciei minha trajetória no serviço público federal. Também fui professor em escolas do Estado por aproximadamente 8 anos. Tenho formação em Engenharia Elétrica (UFMG), em Física (UTRAMIG), especializações na área de Educação (CEFET-MG e UFF) e Mestrado em Ciências e Técnicas Nucleares (UFMG). Fui diretor sindical no SINDIFES atuando na pasta de Coordenação de Comunicação. No IFMG já atuei como gestor à frente do PRONATEC, DINFRA, DDI e  Diretoria de Extensão. Atualmente, sou membro do coletivo IFNEGRO, trabalho na equipe de Pesquisa e Extensão do campus e  sou membro do GPTAE (Grupo de Pedagogos e Técnicos em Assuntos Educacionais), onde discutimos a temática Educação. Em Belo Horizonte sou fundador/organizador de um bloco de carnaval, o Bloco Faraó.

Rosa Werneck

Centro histórico

Biografia da Rosa

Sônia Aparecida Araújo

Pinhões

Biografia da Sônia

bottom of page