top of page

BIBLIOTECA COLABORATIVA

PINHÕES

pinhões

Campanha da Rede Quilombola da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Ruteneia Teles do Quilombo Pinhões conta sobre a Rede Quilombola da região metropolitana de Belo Horizonte - MG.

Veja aqui o depoimento de Ruteneia.

Saiba mais!

Mulheres de Pinhões no programa Terra de Minas

Neste episódio do programa Terra Minas- Rede Globo, gravado em 2019, são  apresentadas algumas mulheres de Pinhões e seus saberes. Como os enxovais de Maria José, as quitandas de Dona Eva, as peças de barro de Dona Vagna e a Associação das Mulheres Quilombolas presidida por Dona Geralda.

Veja aqui a reportagem.

O Quilombo de Pinhões durante a pandemia de COVID-19

Débora Rodrigues conta sobre as preocupações de Pinhões diante da pandemia COVID-19.

Veja aqui o depoimento de Débora.

Pinhões e Cultura ART22

Vídeo realizado na Comunidade Quilombola de Pinhões - Santa Luzia - MG, pelos participantes da Oficina Brincando com Mídias, AIAASCA, Ponto de Cultura Art22, no projeto Pontinhos de Cultura Aprendiz do Lúdico, projeto premiado no edital Pontinhos de Cultura 2010 - MINC. Neste programa foram entrevistados: o Mestre Artesão de balaios Geraldo, a Mestre Artesã de panelas de barro Dona Vagna, a doceira Senhora Márcia e a Mestre Artesã de tapete Dona Cecília.

Veja o vídeo aqui.

O Viação mostra o distrito de Pinhões

O programa Viação Cipó vai ao distrito de Pinhões para conhecer e mostrar parte da cultura da comunidade. Tal como a festa da Nossa Senhora do Rosário, o tempero do restaurante da Dona Maria e o Mosteiro de Macaúbas.

Veja o vídeo aqui.

Divulgaremos materiais novos em breve, fique sempre atento!

edificações tombadas

EDIFICAÇÕES TOMBADAS

MGTV segunda edição vai ao Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas

O jornal MGTV, segunda edição, visita Santa Luzia para mostrar a comemoração dos 300 anos de história do Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas. Além disso, a reportagem apresenta um pouco do funcionamento do Mosteiro durante os anos até os dias atuais.

Veja aqui a reportagem completa.

O programa Terra de Minas apresenta o "trio místico de Minas Gerais"

Na edição do dia 29 de dezembro de 2018, o programa Terra de Minas apresenta três pontos turísticos de Minas, dentre os quais está o Mosteiro de Macaúbas em Santa Luzia. Assim, a reportagem mostra o porque do Mosteiro de Macaúbas, junto do Santuário do Caraça em Catas Altas e do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade em Caeté, são conhecidos como o "trio místico de Minas Gerais".

Veja aqui a reportagem completa.

Artigo traz a história do cemitério do escravos

O artigo produzido pela historiadora e analista do Ministério Público de Minas Gerais - Neise Duarte, disserta sobre a história de um dos principais patrimônios históricos da cidade de Santa Luzia, o cemitério dos escravos.

Veja mais aqui.

Luzias traz a antiga estação ferroviária de Santa Luzia em apoio ao dia do patrimônio

Com a comemoração do Dia do Patrimônio no país, o site Luzias traz a história de uma das joias do patrimônio histórico luziense desde seu primórdio até a sua situação atual.

Veja mais aqui.

Programa Estações do Rede Minas vai a Santa Luzia

O programa Estações vai a Santa Luzia para conhecer mais sobre a história da antiga estação ferroviária de Santa Luzia. A reportagem traz diversos comentários de como este espaço foi e é importante para a história da cidade e daqueles que habitam nela.

Veja mais aqui.

Artigo traz a importância de não deixarmos a história e cultura luziense ser esquecida

Marcos Miranda, em seu artigo publicado no site Luzias, reforça a ideia de que o patrimônio histórico/cultural de Santa Luzia não é apenas seus casarões presentes no centro histórico. Assim, o autor que também é Promotor de Justiça e Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, ressalta a necessidade de darmos voz às diferentes riquezas patrimoniais luzienses.

Veja mais aqui.

IEPHA - Minas Gerais divulga guia de bens tombados

Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG) divulga guia de bens tombados com capítulos dedicados ao Santuário de Santa Luzia, Casa Rua Direita, nº101 e Mosteiro de Macaúbas.

Veja mais aqui.

Divulgaremos materiais novos em breve, fique sempre atento!

centro histórico

CENTRO HISTÓRICO

Um resumo da rica história de Santa Luzia - MG

O pesquisador luziense e associado do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Beto Mateus, escreve um breve histórico do surgimento da cidade de Santa Luzia em seu artigo publicado no site Luzias.

Veja mais aqui.

O programa Terra de Minas vai a Santa Luzia para falar sobre a tradição da "Rua Direita"

Em uma das edições do ano de 2004, o programa Terra de Minas visita algumas cidades históricas como Sabará, Santa Luzia e São João Del Rei para mostra de onde surgiu a tradição da "Rua Direita"

Veja mais aqui.

Aspectos de Santa Luzia e de sua Rua Direita são apresentadas no programa Terra de Minas

Exibido em 30 de março de 2019, este episódio do programa Terra de Minas vai a Santa Luzia para mostrar aspectos da cidade, principalmente sobre a história da Rua Direita e seus casarões. 

Veja mais aqui.

O tombamento estadual do Centro Histórico de Santa Luzia

Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG) divulga o tombamento estadual do Centro histórico de Santa Luzia. Sendo ele incluído no Livro do Tombo n.° I, II e III.

Veja mais aqui.

IEPHA - Minas Gerais divulga guia de bens tombados / Volume 2

Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG) divulga guia de bens tombados - volume 2, com capítulos dedicados ao Centro Histórico de Santa Luzia.

Veja mais aqui.

Divulgaremos materiais novos em breve, fique sempre atento!

parques

PARQUES

Divulgaremos materiais novos em breve, fique sempre atento!

rio das velhas

RIO DAS VELHAS

O Rio das Velhas é um dos mais poluídos do Brasil

Com base em estudos feitos pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), o site Luzias disserta sobre como o rio tem se tornado, cada vez mais, um "retrato do nosso descaso".

Veja mais aqui.

Alto Rio das Velhas - "Sete cidades e um destino!"

O documentário que tem como protagonista o Rio das Velhas, apresenta os diversos aspectos da fauna, da flora, da população ribeirinha, das cidades banhadas pelo rio e muito mais durante seu percurso que se inicia desde a nascente do rio no Parque das Andorinhas, em Ouro Preto.

Acesse o documentário.

Acesse a versão com legenda.

Acesse a versão com janela de libras.

Acesse a versão com audiodescrição.

Divulgaremos materiais novos em breve, fique sempre atento!

artes visuais

ARTES VISUAIS

Paulo Nazareth, artista

Artista performático, licencia-se em desenho e plástica e torna-se bacharel em desenho e gravura no ano seguinte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também estudou linguística entre 2006 e 2010. Mora em Santa Luzia, Belo Horizonte, e trabalha em uma barraca de feira onde vende produtos diversos. Chamou a atenção do circuito nacional e internacional de arte a partir de 2010, quando deixa a comunidade de Palmital, em Santa Luzia, para participar da feira Miami Basel. Realizou o percurso de Minas Gerais até Miami, Estados Unidos, a pé, fotografando-se com cartazes e anúncios ao longo do trajeto na performance Notícias da América (2011-2012). Apresentou na feira a instalação Banana Market, uma perua Kombi repleta de bananas. Recebeu convites para a Bienal de Veneza de 2013 e para a 12ª Bienal de Lyon. No Brasil, expôs e recebeu o Prêmio Masp de Artes Visuais 2012, na categoria Talento Emergente. Participou de diversos programas de residência na Argentina, Indonésia e Índia e integrou exposições no Brasil, no Uruguai, na França, na Noruega, na Alemanha e nos Estados Unidos. Voltou a Palmital e reinaugurou sua barraca na feira da cidade, chamando-a de Paulo Nazareth Arte Contemporânea Ltda. Em 2012, é publicado o livro Paulo Nazareth, Arte Contemporânea Ltda., que narra as viagens do artista.

Veja mais aqui.

Nelson Cruz, artista, escritor e ilustrador 

Nelson Cruz é um artista, escritor e ilustrador autodidata das terras de Luzia. Por suas obras, já recebeu por seis vezes o Prêmio Jabuti. Também conquistou por duas vezes o Prêmio Octogonal, da França. Além disso, foi indicado pela FNLIJ ao Prêmio Hans Christian Andersen de ilustração, um prêmio mundialmente reconhecido. Seus livros já foram traduzidos e publicados em muitos países. Seu texto é conciso e traço certeiro. O conteúdo de sua obra é sempre desafiador, inteligente e repleto de metáforas visuais.

Veja mais aqui.

Marilda Castanha, artista, escritor e ilustrador 

Moradora de Santa Luzia há muitos anos, Marilda é uma das mais premiadas ilustradoras de livros infantis do Brasil. Dentre eles, pode-se citar o Runner-Up (Noma Unesco, Japão, 2000), o Prix Graphique Octogone (França, 2000), o Jabuti de melhor ilustração de livro infantil ou juvenil (CBL, 2000) e o prêmio de melhor ilustração (FNLIJ, 1999).

Veja mais aqui.

Célio Nunes, pintor, ilustrador e artista plástico

Célio Nunes é um artista em tudo o que faz. Com uma tendência pelas artes sacras, o artista possui diversas imagens dentre as quais pode-se citar "Nossa Senhora da Conceição", "São José com o Menino" e "São Jorge". Além do mais, Nunes também produziu alguns bonecos que, novamente demonstrando sua ligação com a arte sacra. Dentre eles, "Caifás rasga suas vestes..." e "Jesus e o poço dos milagres".

Veja mais aqui.

Divulgaremos materiais novos em breve, fique sempre atento!

música e dança

MUSICA E DANÇA

Projeto Soul do Bem

O Soul Do Bem é um projeto cultural que visa promover, valorizar e divulgar a cultura negra através do estilo black soul music e atividades artísticas integradas.

Acesse a página do projeto. Veja mais aqui.

Soul

Todo sábado à noite, de 18h30 às 23 h, na AV. Brasília em Santa Luzia uma turma de apaixonados pelo Soul monta um som no passeio para dançar. Não há quem passe despercebido pelo local. Qualquer um pode chegar e dançar no quarteirão do soul.

Veja aqui um vídeo do evento.

Divulgaremos materiais novos em breve, fique sempre atento!

filme e vídeo

FILME E VÍDEO

Divulgaremos materiais novos em breve, fique sempre atento!

juventude

JUVENTUDE

Divulgaremos materiais novos em breve, fique sempre atento!

feiras

FEIRAS

Divulgaremos materiais novos em breve, fique sempre atento!

orgãos e instituições

ORGÃOS E INSTITUIÇÕES

Secretaria de Cultura de Santa Luzia

Acesse aqui o site da secretaria.

Mapa Cultural Santa Luzia

Mapa cultural é a plataforma livre, gratuita e colaborativa de mapeamento da Secretaria de Cultura de Santa Luzia sobre o cenário cultural luziense. Mais que a facilidade de se programar, o mapeamento permite conhecer a diversidade cultural que a cidade oferece e contribui na elaboração de políticas públicas. Além de conferir a agenda de shows musicais, espetáculos teatrais, sessões de cinema, saraus, entre outras.

Acesse aqui a página do mapa cultural.

Associação Cultural Comunitária de Santa Luzia

Associação Cultural Comunitária de Santa Luzia. Instituição criada em 1987 para defender e zelar pela preservação do patrimônio cultural da cidade de Santa Luzia/MG. 

Acesse aqui o Instagram da Associação.

Acesse aqui o Facebook da Associação.

Divulgaremos materiais novos em breve, fique sempre atento!

colabore conosco

COLABORE CONOSCO

Este biblioteca é colaborativa! Caso conheça algum material (reportagem, relatos, documentos etc.) que ainda não acrescentamos, sinta-se à vontade de nos ajudar a complementar a biblioteca por aqui.

bottom of page